Dicas simples para emagrecer comendo de tudo

1 - Nunca deixe comida à vista. Retire a bombonière de cima da mesa e esconda. Esconda também os biscoitos, docinhos, quitutes, batatinhas, pipocas, salgadinhos etc. Se você não os vir, vai ser mais difícil ativar o mecanismo da fome. Essas coisas a vista faz você comer sem nem notar. Troque o bombonière por uma fruteira.


2 - Não coma vendo televisão, lendo, ouvindo música, tomando banho (de banheira) etc. Na hora de comer, só coma (e procure mastigar bastante, sentindo o gosto do alimento, como se não houvesse mais nenhuma porção depois daquela). De preferência com amigos e parentes à mesa, em comunhão. Observando o preconizado na dica 3.

3 - Evite assuntos ácidos à mesa. Se seus amigos e parentes não conseguirem evitar. Evite-os na hora de comer (tudo bem, essa dica não é simples). Nada de discutir relação, problemas (de qualquer tipo, em especial financeiros), aflições do trabalho, futebol, política e religião. Faça um pacto de só conversarem de coisas agradáveis à mesa.

4 - Escove os dentes(!) O quê? É isso mesmo. Além de ficar com a boca bem mais higienizada o ato de escovar os dentes dá uma espécie de sinal para o organismo que a hora da comilança acabou. Além de dar mais tempo para os sensores do corpo perceerem que já se saciaram. O gosto do creme dental também prejudica o sabor dos alimentos, o que diminuirá a compulsão por comer.

5 - Beba bastante água (de preferência antes de comer). Que não regula bem a fome às vezes confunde sede com fome. Além disso, com o estômago parcialmente preenchido será atingido o ponto de saciedade alimentar mais cedo. 

6 - Evite água gelada. Pois pode irritar o estômago e dar vontade de "comer algo" para acalmá-lo.

7 - Coma uma entrada de salada. Mesmo que você não goste muito. Aprenda a comer umas folhas e uma rodelas de tomate antes do prato principal. Além de serem pouco calóricas, as saladas vão diminuir a fome e você irá com menos "gana" para atacar o prato principal.

8 - Coma pouco várias vezes que muito de uma vez só. Não encha o prato como um glutão. Além de piorar a auto-estima (e dar margem para piadinhas e comentários), podem aumentar a angústia, a ansiedade, que causam um vazio por dentro (que estimula o nervo vago que passa pelo estômago) e nos dá uma vontade de... preencher com comida. Um teste que muitos psicólogos fazem para testar o quanto estamos angústiados é enfiar o dedo bem no rumo do estômago (se doer muito, já sabe).
Tem gente que preenche esse vazio nas academias, com drogas (incluindo bebida e cigarro), com videogames e mundos virtuais e grande parte destas pessoas preenchem comendo. Dificulte as coisa para o seu vício, se for comer muito, levante várias vezes para repetir (além de já se movimentar um pouco a preguiça pode fazer você desistir de comer e você ganha tempo para se sentir saciado, simples não?)

9 - Faça várias refeições ao dia e não espere ter muita fome. É parecida com a dica anterior mas diz respeito à periodicidade das refeições. Você deve fazer seis, eu disse seis refeições por dia. Se for para comer muito, coma de manhã. Faça um breakfast estilo americano. Nada de um cafézinho com pão e depois enfiar o pé na jaca da hora do almoço. Se for para abusar, abuse de manhã. O segredo é não deixar o metabolismo lento como de uma jibóia que engoliu um boi. Lembre-se dessa máxima:

Café da manhã de um rei. Almoço de príncipe e jantar de plebeu.

E as outras refeições? O jantar (leve, mais para um lanche) deve ser servido no final da tarde, no mais tardar às 19:00h. Entre o café da manhã e o almoço uma frutinha (Uma pêra ou maça ou uma fatia de mamão). Entre o almoço e o jantar outra frutinha. Após o jantar, algo frugal como duas bolachas de sal e um chá quente e calmante (camomila, erva-cidreira nada de chá verde ou outro estimulante que faça perder o sono) pouco antes de deitar e... cama.

10 - Durma cedo. Essa pode ser uma dica não muito simples para muitos de nós. Mas essa pode ser a principal causa do sobrepeso. Se você dormir cedo (e não ficar assaltando geladeiras madrugada adentro, terá um metabolismo muito mais regular e eficiente para equilibrar a digestão.

11 - Atenção! A décima primeira dica é de lambuja. Fazer dieta é mais eficiente do que fazer exercícios para emagrecer. O ideal é mesclar ambos com moderação. Porém, é um mito que passa pela cabeça de muitos que têm sobrepeso a idéia que "em dia que se faz esporte, pode se comer à vontade". É um mito. Se praticar isso vai engordar e vai acabar tendo contusões no esporte devido ao sobrepeso.

12 - Todo projeto precisa de métricas para ser bem monitorado. Sempre se pese. Todos os dias. Se puder compre uma balança de banheiro (boa) e coloque em seu quarto ao lado de sua cama. Se possível anote a data e o peso aferido. Pese sempre no mesmo horário e com o mesmo tipo de roupa. Só de você perceber um aumento de peso já ficará mais atento aos exageros alimentares. Se você estiver querendo uma dica mais complexa.

13 - Procure os alimentos não calóricos que você gosta e coloque sempre a vista.
É um complemento da dica 1. Se você é fã de alface com limão, palmito cozido, gelatinha dietética, queijo ricota, cenoura crua ou qualquer coisa do gênero. Deixe sempre porções preparadas e à mão. Para que quando você tiver uma vontade súbita de mastigar algo, tenha essas comidas hipocalóricas como seus anjos da guarda. Você comerá sem culpa e ainda terá menos fome na hora das refeições principais.

14 - Prefire as carnes magras e sem pele. Se tiver que comer uma picanha, exclua qualquer vestígio de gordura da carne (coma só a carne, que já é bem saturada de gordura). E vá seguindo fazendo as melhores escolha. Afinal, a vida é feita delas.

15 - Se você for seguir essas dicas, ou uma dieta qualquer, lembre-se de não avisar ninguém que está de dieta. Você não precisa de ninguém te cobrando ou avacalhando com suas mudanças de hábito. Se alguém perguntar fale que você agora vai passar a agir assim. Não chame de dieta. Chame de mudança de hábitos.

16 - Se você já for casado ou já tiver uma vida sexual ativa. Faça sexo! É bom e emagrece.

17 - Grande parte dos adultos possuem problemas de gases por não digerirem bem a lactose. O que faz com que o abdômen fique inflado e desregule a digestão (e o metabolismo). Se for o seu caso, aconselho que experimente algum leite com baixa lactose como o Sensy da Batavo. Não é que eu esteja fazendo propaganda. Mas não gostei do Zimyl da Parmalat e se você começar provando ele (e achar que todos os leites são iguais) vai achar que essa dica não é simples.

18 - Tente desassociar coisas agradáveis com comida. Não é que você não deva comer, mas tenha consciência do que está fazendo o tempo todo. Até a alegria pode estressar e causar uma excitação no seu nervo vago e secretar ácidos estomacais que... serão novamente preenchidos com comida. Tem gente que está junto com os amigos conversando e se divertindo e associa isso com tomar sorvete. Pare já com isso. Muitas mães, com um instinto ancestral de alimentar a prole, confunde carinho com comida. Nós fomos programados evolutivamente a gostar de coisas doces e calóricas por estarmos sempre com escassez. Como nos últimos 100 anos o mundo vive um período de superpordução de alimentos (pelo menos para os países ricos), temos que nos reprogramar racionalmente para fugir dessa onda de obesidade.

19 - Assista documentários que mostrem o quanto somos condicionados a comer por propaganda (felicidade = McLanche Feliz). Experimente o sensacional Super Size Me e veja o querido palhacinho Ronald se transformar no palhaço diabólico de Spawn (figura abaixo). Posso estar enganado. Mas depois desse filme o a rede McDonalds passou a oferecer maçãs, água de côco, cenouritas (para ninguém reclamar de falta de opção). Nos EUA o tamanho Super Size foi retirado do cardápio e é claro que não estamos dirigindo esse comentário só ao McDonalds. O filme (ficção) Fast Food Nation também pode ser uma boa. Mas há bons reality shows nos canais pagos sobre nutricionistas invadindo casas e mostrando como os americanos estão petrificando suas artérias em nome do capitalismo consumista. Não perca.

20 - Discuta com um nutricionista ou um endocrinologista sobre essas práticas para que você tenha uma orientação sob medida para seu caso. Diabéticos e pessoas com outras disfunções glandulares devem seguir orientações médicas específicas.
Muitas pessoas não sabem sequer que tem falta de um hormônio que as faz engordar. Uma simples correção em um problema deste tipo pode causar uma revolução na vida. A não correção poderá amputar sua perna e causar cegueira (eu não estou brincando).
Outro bom profissional a ser ouvido é o psicólogo (encontre alguém em quem confie e converse sobre o seu problema e se ele poderá ajudá-lo).

Essas são dicas que fui acumulando lendo e falando com especialistas. Ainda que eu não seja magro, sou bem saudável e sei que é só descuidar destas práticas que eu ganho peso (fiquei 22 semanas praticamente com o mesmo peso, o que é melhor para saúde que perder e ganhar novamente, o chamado efeito sanfona).

Se souber de outras dicas simples e até mais complexas, divida conosco. A comunidade agradece.

Essas são dicas simples. Quer uma dica complexa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário